Toque retal: o que é e quando é solicitado

Tratamiento por tuasaude
Enfermedad: Cáncer
Ingredientes: Zea mays

Introducción

Toque retal: o que é e quando é solicitado

O toque retal é um exame normalmente conhecido como realizado pelo urologista para analisar possíveis alterações na próstata que podem ser indicativos de câncer de próstata ou hiperplasia benigna da próstata.

Também é um exame importante para avaliar alterações do reto e do ânus, pelo coloproctologista, como fissura anal, hemorróidas ou nódulos. Além disso, o toque retal pode também ser feito no exame ginecológico de rotina em mulheres, pois ajuda a detectar problemas no canal vaginal ou útero, por exemplo.

O exame de toque retal é rápido, realizado em consultório médico, não interfere na sexualidade e nem causa dor, no entanto pode causar algum desconforto caso a pessoa tenha fissuras anais ou uma infecção retal. Entenda o que são hemorróidas e como é feito o tratamento.

Quando fazer

O toque retal é mais comumente realizado pelo urologista para rastrear alterações da próstata, como o aumento do seu tamanho, comum na hiperplasia benigna da próstata, e para auxiliar o diagnóstico precoce de câncer de próstata, aumentando as chances de cura. Veja quais são os 10 sinais que podem indicar câncer de próstata.

Assim, nestes casos, o toque retal é especialmente indicado para homens a partir dos 50 anos com ou sem sinais e sintomas de alteração no órgão, e em homens a partir dos 45 anos que têm histórico de câncer de próstata na família antes dos 60 anos.

Além de investigar alterações na próstata, o toque retal pode ser feito como parte do exame proctológico, pelo proctologista, para:

  • Identificar lesões no reto e no ânus, como úlceras, nodulações ou tumores;
  • Observar uma fissura anal;
  • Avaliar as hemorróidas;
  • Procurar causas de sangramento nas fezes. Saiba quais as principais causas de sangue nas fezes;
  • Pesquisar causas de dor abdominal ou pélvica;
  • Investigar a causa de uma obstrução intestinal. Entenda o que pode causar uma obstrução intestinal e quais os riscos;
  • Detectar inflamações ou abscessos na porção final do intestino. Confira o que é uma proctite e o que pode causar;
  • Buscar motivos para uma constipação intestinal ou incontinência fecal.

No caso do toque retal feminino, realizado durante um exame ginecológico de rotina, este exame é pode ser realizado pois é possível palpar a parede posterior da vagina e do útero, podendo detectar nódulos e outras anormalidades nestes órgãos. Saiba quais são os 7 principais exames recomendados pelo ginecologista. 

Há algum tipo de preparação para o exame?

O exame de toque retal não necessita de qualquer preparação para ser feito.

Como é feito

O toque retal é feito através da inserção do dedo indicador, protegido por luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente, permitindo sentir o orifício e esfíncteres do ânus, a mucosa do reto e da parte final do intestino, podendo também palpar a região posterior da próstata, no caso dos homens, e da vagina e útero, no caso das mulheres. 

Na maioria das vezes, o exame é realizado na posição deitada sobre o lado esquerdo, que é a posição mais confortável par ao paciente. Também pode ser realizado na posição geno-peitoral, com os joelhos e o tórax apoiados na maca, ou na posição ginecológica.

Quando o objetivo do exame é avaliar a próstata, o médico avalia, através do toque, o tamanho, densidade e formato da próstata, além de verificar a presença de nódulos e outras anormalidades neste órgão. O toque retal também pode ser feito juntamente com a dosagem de PSA, que é uma enzima produzida pela próstata que, quando tem sua concentração aumentada no sangue, pode indicar alguma anormalidade. Veja como entender o resultado do exame PSA.

Apesar de serem dois exames muito eficazes para auxiliar o diagnóstico de câncer de próstata, caso estejam alterados não podem concluir o diagnóstico, o que é feito somente através da biópsia. Além disso, o toque retal só permite a palpação das porções posterior e lateral da próstata, não sendo avaliado o órgão por completo. Saiba quais são os 6 exames que avaliam a próstata.


Referencias

Originalmente publicado en:

https://www.tuasaude.com/toque-retal
photo Cáncer

Cáncer

Enfermedad

El cáncer es el nombre común que recibe un conjunto de enfermedades relacionadas en las que se observa un proceso descontrolado en la división de las células del cuerpo. Puede comenzar de manera localizada y diseminarse a otros tejidos circundantes. En general conduce a la muerte del paciente si este no recibe tratamiento adecuado. Se conocen más de 200 tipos diferentes de cáncer. Los más...Más